Quarta, 22 de Janeiro de 2025
Meio Ambiente Guaíra

Brigadistas de Guaíra combatem incêndio na Ilha Peruzzi

A Ilha Peruzzi, a terceira maior da unidade, estava há aproximadamente 20 anos sem registros de incêndios ou ocorrências relacionadas ao fogo.

19/11/2024 às 06h16 Atualizada em 19/11/2024 às 06h51
Por: Edivaldo Domingos
Compartilhe:
Foto:Portal Palotina / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
Foto:Portal Palotina / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)

Na noite de 17 de novembro, o sistema de monitoramento detectou um princípio de incêndio na Ilha Peruzzi, localizada na porção Sul do arquipélago.

 

A Ilha Peruzzi, a terceira maior da unidade, estava há aproximadamente 20 anos sem registros de incêndios ou ocorrências relacionadas ao fogo.

A equipe de brigadistas da base de Guaíra, foi acionada e, neste momento, permanece em campo realizando o monitoramento da área afetada e avaliando a extensão do incêndio.

O último incidente que atingiu a maior ilha da unidade, a “Ilha Grande”, iniciado em 22 de outubro, está sob controle. No entanto, nas áreas já queimadas, há diversos pontos de ignição dispersos que continuam emitindo fumaça, devido à presença de materiais combustíveis, como troncos, raízes e galhos secos, que não foram totalmente consumidos pelo fogo principal. Esses materiais apresentam risco de reignição.

A equipe de brigadistas do ICMBio/NGI Rio Paraná esteve mobilizada por 18 dias em uma base de apoio estrategicamente montada para atuação nos municípios de Eldorado-MS e Altônia-PR. Até 15 de novembro, as ações realizadas conseguiram monitorar o avanço das chamas sobre a unidade, com esforços concentrados em prevenção, combate e monitoramento.

Atualmente, os brigadistas permanecem em prontidão, aguardando novas estratégias definidas pela equipe gestora da unidade, com base nas avaliações das condições de controle e extinção do incêndio.

Ressaltamos que há fortes indícios de que os incêndios tenham origem antrópica, inclusive de caráter criminoso, envolvendo diretamente ou indiretamente ações humanas.

Diante desse cenário, medidas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis e buscar a devida responsabilização pelos danos causados à unidade.

Fonte: Portal Palotina / Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias