Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e iremos entrar em um novo padrão de onda de calor já a partir da segunda-feira 02/09.
Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior; é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês. A reta final do inverno vai ser marcada por muito calor no país; o que não é atípico. O período de insolação já é maior, a radiação solar já é mais intensa, conforme a gente se aproxima do equinócio da primavera, como o tempo continua seco ainda com condições hídricas de inverno, isso favorece o maior aquecimento do solo e do ar também! Isto tudo somado aos dias cada vez mais longos faz com o que o ar quente ganhe cada vez mais força.
Atenção!
A primeira, forte frente fria, do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados.
Com a condição de tempo seco e a atmosfera "parada" a concentração de poluentes também aumenta e a qualidade do ar deve ficar bem prejudicada no decorrer dos próximos dias! Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas.
Fonte: Stefanie Tozzo