Nesta sexta-feira 12/07, as equipes ROTAM do 7º Batalhão de Polícia Militar, durante a Operação Reforço Ostensivo V, por volta das 18h45min, avistou dois veículos, um VW Polo cinza, e uma VW Amarok cinza, trafegando em alta velocidade pela rodovia PR 323.
Os veículos realizaram ultrapassagens arriscadas em curvas e acostamentos ao perceberem a presença da viatura policial, iniciou-se então um acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos, solicitando apoio aos demais destacamentos via rádio.
A equipe RPA de Tapejara tentou bloquear a Amarok, no trevo do laticínio, porém o condutor ignorou a ordem de parada e lançou um dispositivo de fumaça durante a perseguição, dificultando a visibilidade.
Com o reforço das equipes da 5ª CIPM de Cianorte, a caminhonete foi cercada no trevo de entrada da cidade, forçando-a, a retornar em direção a Tapejara e temporariamente escapar das equipes.Por volta das 21h15min, as equipes ROTAM e RPA Tapejara em buscas ininterruptas pela Amarok, localizaram a mesma abandonada em uma pastagem nas margens de uma estrada rural em Marabá, sem as chaves.
O veículo estava carregado com 10 grandes caixas contendo medicamentos e anabolizantes, possivelmente de origem paraguaia.
Buscas na área não resultaram na localização de suspeitos. O veículo foi encaminhado à sede do 7º BPM, onde os medicamentos apreendidos foram conferidos.As 10 caixas grandes continham diversos medicamentos e anabolizantes cuja venda é proibida no Brasil.
Ao verificar o chassi da Amarok, constatou-se que o veículo utilizava uma placa clonada, sendo a original registrada no estado de São Paulo-SP.
Diante dos fatos, o veículo e a carga foram apreendidos para posterior entrega à 17ª Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste para os devidos procedimentos.