Sábado, 22 de Março de 2025
Brasil Bandeira Amarela

Energia elétrica fica mais cara a partir desta segunda-feira

A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

01/07/2024 às 06h00
Por: Edivaldo Domingos
Compartilhe:
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O consumidor vai ter que desembolsar R$ 1,88 a mais na conta de luz a cada 100 kWh consumidos no mês de julho. A cobrança adicional ocorre por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Continua após a publicidade
Anúncio

A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra.

Essa é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022.

Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, evitando a necessidade de acionar termelétricas que são acionadas por causa de escassez de chuvas e temperaturas mais altas no país que aumentam os custos de operação de geração de energia das hidrelétricas.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Fonte: Band News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias