Sexta, 12 de Julho de 2024
Economia Economia

Gás Natural: solução energética eficiente e econômica para hospitais

Foto: Divulgação / SCGÁSA SCGÁS atende diferentes estabelecimentos, sendo o ramo hospitalar um grande consumidor do gás natural. O gás natural ofer...

21/06/2024 às 20h00
Por: Edivaldo Domingos Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / SCGÁS

Continua após a publicidade
Anúncio

A SCGÁS atende diferentes estabelecimentos, sendo o ramo hospitalar um grande consumidor do gás natural. O gás natural oferece fornecimento contínuo e seguro, essencial para o funcionamento ininterrupto de diversas atividades hospitalares. Ele também reduz desperdícios, prolonga a vida útil dos equipamentos a gás e diminui custos operacionais. Além disso, sua distribuição canalizada elimina a necessidade de programação e gestão de estoques de combustíveis, simplificando a logística hospitalar.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até janeiro de 2024, o Hospital da Unimed Litoral em Balneário Camboriú usava GLP – gás de cozinha – como fonte para aquecedores de água. “O GLP era caro e exigia abastecimento com caminhão três vezes por semana, bloqueando parte da calçada da fachada do hospital,” explica Felipe Torino, analista de manutenção da unidade. Depois da instalação, o analista elogia a facilidade de não ter mais caminhões trancando ruas, entrada e até mesmo a chegada de ambulâncias.

A decisão pela troca foi tomada visando também a economia, já que o gás natural tem uma tarifa decrescente, ou seja, quanto maior o consumo, menor é a tarifa. “Outro benefício ainda é reduzir o risco de incêndio, pois os tanques de armazenamento de GLP foram retirados,” reforça Torino.

A versatilidade do gás natural permite seu uso em diversas aplicações hospitalares, como aquecimento de água, cocção de alimentos, geração de energia, esterilização de instrumentos e climatização. “Em cinco meses de uso do gás natural, tivemos uma economia de 30% comparado ao mesmo período de 2023 com GLP,” conclui Felipe Torino.

A conversão do GLP para gás natural foi concluída sem impacto aos pacientes e no setor de esterilização dos materiais médico-hospitalares. Para a instalação, foi necessária uma obra para ligação da tubulação da rede ao hospital. A Unimed Litoral também precisou adequar as instalações internas dos aquecedores e atualizar o projeto preventivo no Corpo de Bombeiros.

A segurança é uma prioridade para a SCGÁS, com sistemas de distribuição modernos e rigorosos padrões de segurança. Em caso de vazamentos, o gás natural se dispersa rapidamente, reduzindo riscos de explosões. A companhia está comprometida em oferecer soluções energéticas inovadoras para atender às necessidades dos hospitais, melhorando sua eficiência operacional e promovendo a sustentabilidade.

Um dos maiores consumidores comerciais

O subsegmento hospitalar é um dos maiores consumidores dentro do segmento comercial, com um consumo de 85.618 m³/mês em maio de 2024. No total, doze unidades hospitalares são atendidas pela SCGÁS atualmente. Dentro do segmento comercial, os ramos de atividade que mais consomem gás natural, com base nos dados de maio de 2024, estão ranqueados em ordem de consumo da seguinte forma:

Shoppings
Hotéis
Restaurantes
Hospitais

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias