Sábado, 22 de Junho de 2024
Esportes Esporte

Uma das provas mais antigas do País, Rally da Graciosa abre o Campeonato Brasileiro de 2024

Prova será de quinta-feira a sábado (13 a 15 de junho), nas estradas de Antonina, Morretes e Quatro Barras. São esperados 20 carros. Evento faz pa...

11/06/2024 às 16h25
Por: Edivaldo Domingos Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Lisandro Garcia/Divulgação Organização do Evento
Foto: Lisandro Garcia/Divulgação Organização do Evento

O 37º Rally da Graciosa será realizado nesta semana, de quinta-feira a sábado (13 a 15), abrindo a edição 2024 do campeonato brasileiro deste esporte. A prova, que é uma das mais antigas do Brasil, terá neste ano grande parte do trajeto original, nas estradas de Antonina, Morretes e Quatro Barras, incluindo a subida da Serra da Graciosa, um dos trechos mais especiais do certame.

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES). Os JANs integram a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

Continua após a publicidade
Anúncio

A organização do campeonato espera em torno de 20 carros na competição, que é dividida em três categorias: Rally 5 para carros de produção 4x2; Rally 4 para carros 4x2 preparados; e Rally 2 para carros com tração integral. Entre as duplas, além dos atuais campeões brasileiros, Federico Ensslin / Martin Villete, grandes nomes são aguardados, inclusive a estreia do novo carro da Evandro Carbonera / Jean Paulo Klein, um Hyundai HB20 turbo.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O Rally da Graciosa é um dos mais tradicionais do país e vai atrair bons competidores, grandes pilotos para o nosso Litoral, um fim de semana de muita emoção e aventura pela estrada histórica da Graciosa”, afirma o diretor de inovação da SEES, Tiago Campos.

Ele observa que, além de ser uma prova de asfalto, o que não é muito comum nas etapas de rally no Brasil, o evento da Graciosa terá uma programação diferenciada para atender aos diversos públicos envolvidos. A competição será realizada sexta e sábado, 14 e 15 de junho, mas as atividades começam na quinta-feira, dia 13, com a largada promocional na Estação Ferroviária de Antonina.

PÚBLICO– Para o público, a organização disponibilizou um mapa com os pontos mais interessantes para assistir de perto e, para quem quiser acompanhar de perto a famosa SS Graciosa, a viação Graciosa traz uma inovação: haverá um transporte 3 horas antes da largada, partindo do portal da Serra da Graciosa e do trevo de São João da Graciosa, com parada em todos os recantos da serra. Dessa forma menos carros serão estacionados em locais proibidos durante a competição.

O 37º Rally da Graciosa é válido como 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, 3ª e 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade e conta com apoio da Peugeot Le Lac, Viação Graciosa, Restaurante Gusso, Secretaria de Esportes do Paraná, Viaje Paraná, Secretaria de Turismo de Antonina, prefeituras de Antonina, de Morretes e de Quatro Barras. Mais informações em www.rallydagraciosa.com.br .

Confira a programação:

Quinta-feira – 13 de junho de 2024

17h: Exposição dos carros - Praça Carlos Cavalcanti – Antonina

19h: Largada Promocional - Estação Ferroviária de Antonina

Sexta-feira – 14 de junho de 2024

09h: Início do Shakedown (treino oficial) – Acesso secundário de Morretes

11h: Encerramento do Shakedown

· 12h: Briefing

· 13h50: Saída do primeiro carro do Parque de Apoio

· 14h23: SS1 Graciosa

· 15h01: SS2 Dom Pedro 1

· 15h39: SS3 Dom Pedro 2

· 17h09: Entrada do primeiro carro no parque fechado – Campo de Futebol do Vasquinho

Sábado – 15 de junho de 2024

· 08h25 Saída do primeiro carro do parque de serviços

· 08h58 SS4 Antonina – São João 1

· 09h36 SS5 Antonina – São João 2

· 10h14 SS6 Antonina – São João 3

· 11h04: Parque de Serviços B

· 12h42: SS7 Guaraqueçaba

· 13h17: SS8 Cacatu

· 13h55: Parque de Serviços C

· 15h33: SS9 São João – Antonina 1

· 16h11: SS10 São João – Antonina 2

· 16h49: SS11 São João – Antonina 3 (Power Stage)

· 17h09: Chegada do primeiro carro no parque fechado (Ponta da Pita)

· 18h00: Premiação (Ponta da Pita)

Serviço:

37º Rally da Graciosa

Data: quinta-feira a sábado (13, 14 e 15)

Largada: Antonina

Organização: RPMC – Rallye & Pista Motor Clube

Informações: www.rallydagraciosa.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias