Sábado, 22 de Junho de 2024
Cidades Praia Grande - SP

Capoeira para melhor idade é novidade em Praia Grande

Três unidades do programa Conviver estão com vagas abertas para a modalidade

11/06/2024 às 13h11
Por: Edivaldo Domingos Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande - SP

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A combinação harmônica de elementos do esporte, dança e música dão origem a uma das principais expressões da cultura afro-brasileira: a capoeira. Arte marcial caracterizada por movimentos e golpes moldados com muita elasticidade e gingado é a novidade para a melhor idade de Praia Grande. Três unidades do programa Conviver da Cidade estão com vagas abertas para interessados em curtir e praticar a modalidade em aulas gratuitas.     

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 A capoeira foi implantada nas unidades dos bairros Boqueirão, Guilhermina e Tupi graças a uma parceria com o Mestre Angoleiro, da Angola Associação de Capoeira Praia de Paranapuã Regional. A aula de apresentação da atividade ocorreu na segunda-feira (10) dia do aniversário do mestre, no Conviver Boqueirão.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A modalidade cheia de movimentos ágeis, com saltos e acrobacias foi adaptada para quem já passou dos 50 anos de idade. Inicialmente, o curso foi oferecido somente para quem já frequentava as unidades, como teste para adaptação, porém, com a boa aceitação, foram ofertadas vagas também para quem tiver interesse, desde que seja maior de 50.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o Leonildo Antonio Modesto, o Mestre Angoleiro, a capoeira chega em boa hora para a maturidade. “É um momento onde muita gente fica ocioso e precisa colocar o corpo em atividade. A capoeira traz benefícios como flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e sociabilização. É uma coisa esplêndida! Me preparei para estar aqui, estudei sobre inclusão do idoso para proporcionar uma boa experiência para a Melhor Idade de Praia Grande”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A aposentada Márcia Melantônio, de 61 anos, é uma das alunas da turma inicial de capoeira e está adorando a experiência. “Pela primeira vez participo dessa atividade. Para postura é ótimo, a gente se agacha, levanta. Não fiquei com medo algum. Com certeza, vou continuar nas aulas”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Quem também curtiu a atividade foi a aposentada Marlene de Freitas, de 67 anos. “Estou amando. Frequento as aulas do Conviver Tupi e essa atividade me conquistou. A capoeira é um esporte que não quero mais largar”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A colega de Conviver, Liliane Silva dos Santos, 63 anos, exibiu a marca da cirurgia no coração com orgulho e fez questão de participar da turma. “Achava que capoeira era coisa de criança, nem imaginava que poderia praticar. Gostei demais”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, destacou que inicialmente ficou preocupada quando o Mestre Angolano a procurou para levar a atividade ao programa Conviver. Em pouco tempo se surpreendeu com a rápida adesão das unidades. “Quando ele falou comigo pensei nos movimentos dinâmicos e bruscos que a atividade tem, mas depois ele me explicou melhor sobre a adaptação e muita gente se interessou no Conviver. A gente fica feliz de poder oferecer mais essa atividade para eles que só tem a ganhar com a capoeira”.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Vagas - Os interessados em participar precisam ter mais que 50 anos, ser moradores de Praia Grande e atender a outros requisitos. Confira todos os pontos de inscrição:

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Conviver Bairro Boqueirão - Avenida Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, telefone 3496-5060;

Conviver Bairro Guilhermina – Rua Praia dos Sonhos, nº 245, telefone 3473-7060;

Conviver bairro Tupi – Rua Xavantes, nº 51, telefone 3496-5017;

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3496-5038.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias